Com 462 programas já gravados e mais de 11 anos de história, o programa Pirão Catarina apresenta o que há de melhor na música catarinense

Foi com um especial de natal que o programa Pirão Catarina, da Rádio Univali, encerrou suas gravações no ano de 2011, completando 462 programas desde que começou, em abril de 2001. O programa, que recebe músicos catarinenses de todos os cantos do estado e de todos os gêneros e estilos musicais, é um projeto de expansão da Univali, aberto para a participação de alunos dos cursos de comunicação, e sobre a coordenação e apresentação da jornalista Liza Lopes Corrêa.

– O programa é um projeto que criei e tem o intuito de apresentar grupos catarinenses de todas as tendências da música. – afirma Liza. – Convidamos grupos ou músicos solo catarinenses que tenham composições próprias, e então fazemos um bate papo descontraído.

E esse bate-papo é a oportunidade dos grupos de divulgar seus trabalhos, assim como é uma oportunidade aos acadêmicos de adquirir experiência no rádio. Analú Vignoli, acadêmica de jornalismo que integra o Pirão Catarina, conta que já se sente mais a vontade ao microfone: “Nós montamos um roteiro, é claro, precisamos nos preparar e conhecer mais sobre a banda que apresentaremos no programa, mas o roteiro acaba servindo como base, e nós precisamos improvisar durante as entrevistas. Com certeza é uma escola.”

Além das entrevistas, o programa conta com quadros, como o Agita, responsabilidade da acadêmica Waltermíriam Santos, uma agenda de shows em Itajaí e região. Outro quadro é o Info Musical, quadro com informações diversas sobre a músicaem Santa Catarina, realizado pela acadêmica Stephani Karolinne Francisco.

Confira agora um trecho do programa Pirão Catarina na rádio Univali com o grupo Quarteto Arreio sem Freio:

Liza Lopes Corrêa comandando mais um Pirão Catarina (Foto: Blog do Pirão)

 Blog do Pirão

Canal do Pirão no Youtube

Por: Cristóvão V. Oliveira